Chamada para submissão de artigos na REFAQI 2019/1

 

 

        A QI Faculdades e Escolas Técnicas, Faculdade QI Brasil, no uso de suas atribuições institucionais promove de forma semestral atividades acadêmicas e científicas com a finalidade de fomentar a produção de conhecimento dos discentes e docentes da instituição. Através de seu Programa Institucional para Pesquisa e Investigação, abre concurso de seleção de Artigos acadêmicos e científicos, a ser homologado pelo Corpo Editorial do periódico científico da instituição.

 

1 PROGRAMA INSTITUCIONAL PARA PESQUISA E INVESTIGAÇÃO FAQI

 

O Programa Institucional para Pesquisa e Investigação Científica da QI Faculdades e Escolas Técnicas, Faculdade QI Brasil (FAQI) visa apoiar a política de produção científica desenvolvida na instituição, por meio de editais e projetos com o fim de estimular a produção dos docentes e estudantes na busca incessante da qualidade de ensino e inovação.

 

2 OBJETIVOS

 

São objetivos específicos do Programa:

a)    despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre os estudantes de cursos Técnicos, Graduação e Pós Graduação;

b)   estimular uma maior articulação entre os cursos técnicos, graduação e pós-graduação;

c)    contribuir para a formação científica de pessoas na pesquisa e na inovação tecnológica, que possam se dedicar a qualquer atividade profissional;

d)   estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de cursos de tecnologia nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais;

e)    divulgar a produção intelectual institucionalizada, através de eventos e publicações;

f)     estimular a formação de um foro de debates  internos e divulgação sobre a pesquisa, no âmbito de cada curso e na faculdade como um todo.

 

2 PERÍODO DE INSCRIÇÕES E NORMAS PARA AVALIAÇÃO

 

O período de inscrições para submissões de artigos acadêmicos e científicos é semestral. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes deverão ter como orientador professores da QI Faculdades e Escolas Técnicas – Faculdade QI Brasil, como forma de estimular a produção científica e acadêmica dos estudantes e professores. 

 

2.1 Dos prazos 

 

O recebimento dos artigos para o processo de submissão e avaliação ocorre de 01/06/2019 a 31/06/2019. O autor deve realizar seu cadastro na página do periódico em http://revistaqi.16mb.com/index.php/revista1/user/register. 

Aceita-se artigos apresentados em congressos científicos e publicados em anais.

Conceitos e opiniões expressas no manuscrito, como as citações de exatidão e procedência, são de responsabilidade exclusiva do autor.

 

 

2.2  Das normas de submissão do periódico

 

        Os artigos enviados para submissão devem atender as Diretrizes para Autores no endereço eletrônico do periódico:

http://revistaqi.16mb.com/index.php/revista1/about/submissions#onlineSubmissionse especificadas nesse edital na seção 4.1 Regras gerais.

        O formato de artigo exigido para a publicação e sua apresentação dentro das normas exigidas são fundamentais para construção e apresentação do pensamento científico do autor.

 

3 CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE ARTIGOS

 

           Os critérios considerados nas avaliações para a seleção dos artigos são: 

 

a)    enquadramento na linha editorial;

b)   originalidade das ideias apresentadas;

c)    atualidade, clareza do texto; 

d)   adequação da linguagem; 

e)    relevância das informações;

f)     coerência e lógica conceitual e metodológica.

 

        Além desses aspectos, são analisados o título, o resumo, a indicação e nome das partes do manuscrito, a indicação dos objetivos, método, apresentação de resultados, discussão e considerações finais. São verificadas ainda as referências, considerando sua adequação e atualização.

 

3.1 Das categorias de autores

 

        A publicação e disseminação dos resultados da produção científica institucional bem como a produção acadêmica de outras instituições são o foco da publicação do periódico. Desse modo, os autores das submissões enviadas devem corresponder as seguintes categorias:

 

a)    Docentes da QI Faculdades e Escolas Técnicas, Faculdade QI Brasil;

b)   Discentes da QI Faculdades e Escolas Técnicas, Faculdade QI Brasil;

c)    Pesquisadores com título de Mestre ou Doutor, que tenham expressiva produção científica, tecnológica ou artístico-cultural recentemente divulgada nos principais veículos de comunicação da área;

d)   Demais pesquisadores que possuam interesse em divulgar pesquisas e investigações, cujo conteúdo e resultados sejam considerados como importantes produções científicas e possam conduzir à construção, produção e a excelência acadêmica.

 

4 ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA

REVISTA ELETRÔNICA EM GESTÃO E TECNOLOGIA (REFAQI)

 

Realizar o cadastro no portal do periódico e seguir as instruções para o login e senha de acesso no endereço eletrônico abaixo:

http://revistaqi.16mb.com/index.php/revista1/user/register

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

4.1 Regras gerais de formatação e avaliação

 

Os artigos devem ser redigidos em página formato A4, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm, margens de 2,5cm, em alinhamento justificado, contendo de 7 a 15 folhas ou texto contendo até 6.000 palavras. O limite de palavras não inclui as referências, a identificação do trabalho e os resumos nas três línguas, os quais considerados à parte.

 

Os títulos devem ser destacados em negrito e escritos na forma corrente, ou seja, somente são grafadas com letras maiúsculas a primeira letra da sentença e os nomes próprios. Não deve haver entrada de parágrafo ou qualquer outra marca de formatação que aumente ou diminua a distância entre eles. 

As páginas devem ser numeradas consecutivamente.

Os artigos em português devem trazer um resumo conciso, no máximo de 150 palavras, além de tradução para o inglês (abstract). Também o título deve ser conciso e explicativo (até 10 palavras).

Cada resumo deve ser acompanhado de no mínimo três e no máximo sete palavras-chave, descritoras do conteúdo do trabalho e que possam auxiliar sua indexação múltipla.

Sugere-se que os textos sejam divididos em seções, com títulos e subtítulos, quando necessário. Cada uma dessas partes ou subpartes deve ser destacada em negrito. 

Não serão aceitos trabalhos com notas de rodapé. Toda e qualquer explicação ou consideração deve ser inserida no corpo do texto. 

OBS: Os arquivos enviados devem ser nomeados conforme o conteúdo dos mesmos. Ex: Artigo, caso, ficha autores, declaração, etc.

A revista aceitará no máximo 4 autores por artigo. Com 5 autores ou mais, solicitamos o envio de justificativa, descrevendo a participação de cada um no artigo.

O arquivo do trabalho deve ser em Word.

 

 4.2 Condições para submissão

 

        Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os critérios exigidos para sua posterior avaliação. As submissões que não estiverem de acordo com as normas abaixo serão devolvidas aos autores para revisão e alinhamento com as orientações da Revista Eletrônica em Gestão e Tecnologia.

 

5 DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

 

O autor autoriza a REFAQI a publicar o artigo no seu site, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro. 

 

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 

 

A Revista Eletrônica em Gestão e Tecnologia (REFAQI) é aberta a todos os temas relativos à gestão das organizações, com a missão de publicar trabalhos científicos (artigos, estudos de caso e casos de ensino) relevantes e que reflitam o estado da arte para o desenvolvimento da Gestão e Tecnologia. Ao oferecer acesso livre imediato ao seu conteúdo, o periódico segue o princípio que ao disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A submissão dos trabalhos implica a aceitação à todos os termos deste Edital, bem como a cessão total, irrevogável e gratuita dos direitos autorais a eles pertinentes. Os autores serão inteiramente responsáveis pelas citações, referências, titularidade e originalidade dos trabalhos e opiniões expressas nos artigos. Ao submeter um artigo ao periódico, o autor se compromete formalmente em não submetê-lo concomitantemente a outro periódico.

O Conselho Editorial reserva-se ao direito de não publicar os textos aprovados imediatamente, considerando o número máximo de artigos por volume.

Situações omissas no presente edital serão solucionadas pelo Corpo Editorial.

 

Gravataí, 22 de maio de 2019

Giana Lagranha de Souza - CRB10/2213

Bibliotecária Editora-chefe REFAQI

Coordenadora do Sistema de Bibliotecas QI

 

Silvio Viegas - Prof. Me.

Editor Assistente

Coordenador de Pós graduação

Professor Coord. Graduação Análise e Des. de Sistemas

Escolas e Faculdades QI